Rico em beleza e graciosidade, a Rio Produçoes Artisticas apresenta um espetáculo verdadeiramente Brasileiro. Ritimistas, Mulatas, Bailarinos, Capoeiristas, Baianas, Fantasias de luxo e muito mais, traduzem o nosso jeitinho alegre de ser e viver. Através de coreografias descontraídas e quadros regionais temos por objetivo também informar e divulgar um pequeno pedaço de nossa cultura.
Reunimos num só espetáculo algumas representações tradicionais de nossas regiões demonstrando a importância das infuências latinas em nossa cultura.
Lambada, Gafieira, Forró, Jongo, Afro, Salsa, Capoeira e Oludum
Nossos espetáculos podem ser compostos com diversos ritmos e formatos, apresentamos um compacto ideal para navios
Criado em 1979 , tornou-se a maior representatividade do Carnaval Baiano, homenageando as raízes africanas,. Sua expressão é tão forte que acabou fazendo parte dos repertórios de: Paul Simon, Caetano Veloso, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Jimmy Cliff e Michael Jackson, divulgando ao mundo a mistura de ritmos que inclui batuques africanos, reggae, samba e ritmos a banda Olodum participa de movimentos sociais contra o racismo e pelos direitos civis e humanos.
Neste formato apresentamos uma pequena simulação do maior espetáculo da terra , O desfile das Escolas de samba do Rio De Janeiro, utilizado geralmente para grupos de grande porte colocamos num só quadro todos os principais personagens do carnaval carioca.
Este espetáculo pode ser usado em praias e nas ilhas Tropicais, simulando a grande festa de Reveillon no Rio De Janeiro onde são cultuados os orixás mais especificamente Yemajá, tradicionalmente leva-se 01 flor branca para jogar no mar e fazer pedidos, todos devem estar vestidos de branco. Apresentaremos neste quadro a influência da cultura religiosa africana no Brasil. Os Orixás são na verdade a representação dos espíritos da natureza. Na época, apesar de terem sido subjugados, os negros conseguiram reagir à repressão ao culto dos orixás (deuses), usando a estratégia de esconder os assentamentos (representação material encantada) dos deuses africanos sob os altares e as imagens das igrejas cristãs. Associavam os seus deuses aos santos cristãos mantendo assim suas tradições Africanas.
OGUN- Orixá das conquistas e dos caminhos. Cor: Azul-escuro. Sincretismo- São Jorge.
OXALÁ-Deus da criação do universo, domina a vida, a paz e a sabedoria. Cores: branco e prata.
Sincretismo- Jesus Cristo.
EXU- Liga o mundo material ao espiritual. Cores: vermelho e preto. É o intermediário responsável pelas mensagens dos Orixás para o mundo.
OXUM-Orixá das águas dos rios. Cores: Amarelo-ouro. Sincretismo-Nossa Senhora da Conceição.
XANGÔ-Orixá da justiça. Cores: vermelho, branco e marrom. Sincretismo - São Gerónimo.
YEMANJÁ-A grande mãe dos Oceanos. Cores: branco, prata, e azul-claro Sincretismo- Nossa Senhora dos Navegantes.
YANSÃ-Orixá dos ventos. Cores: vermelho ou tijolo, rosa e branco. Sincretismo- Santa Barbara.
OMOLU- Deus da saúde e das doenças. Cores: vermelho, amarelo, preto e branco. Sincretismo - São Lázaro.
OXÓSSI- Deus da caça, domina as matas. Cores: azul-turquesa e verde. Sincretismo - São Sebastião.
Mãe de santo- chefes do terreiro, orixás- deuses africanos, Ogans são responsáveis pelos toques de atabaques e cantos, e as yaôs- iniciadas.
Ideal para recepções , eventos isolados ou agregados a outros entretenimentos.
Tradicionalmente vários blocos de rua tomam conta das cidades na época do carnaval, é o povo levando as ruas o verdadeiro carnaval popular. Ritmistas, mulatas, Mestre Sala e Porta Bandeira numa só voz.